Ouvindo...

Times

Planalto confirma anúncios em visita de Lula a Contagem nesta semana; BH pode entrar na agenda

Presidente vai anunciar obras na avenida Maracanã, em Contagem, e ações nas áreas de saúde e cultura

A Presidência da República confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (27), para anunciar ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cultura. As ministras de Saúde, Nísia Trindade; e Cultura, Margareth Menezes; além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanham o presidente na visita.

Além da agenda Contagem, Lula deve passar também por Belo Horizonte e Juiz de Fora — essas duas últimas na sexta-feira (28) —, mas ainda não há confirmação oficial por parte do Planalto.

Em Contagem, Lula vai anunciar as obras da avenida Maracanã, uma via que irá integrar o município com as vizinhas: Belo Horizonte, Esmeraldas e Betim. De acordo com informações da Presidência, a avenida terá 4,5 km de extensão e contará com corredor exclusivo para ônibus. A obra também contempla a construção de um canal de macrodrenagem de 3,5 km de extensão no córrego Maracanã/Matadouro, para evitar problemas de inundação no local, além de um parque linear ao longo do leito do córrego.

Também é aguardado por parte da Prefeitura de Contagem, o anúncio oficial de um acordo com o governo federal para a implementação de duas trincheiras na BR-381, também em Contagem. As obras receberam aval, na última semana, do Ministério dos Transportes, e incluem a construção de duas trincheiras de nível inferior na BR-381 — altura dos km 479 (próximo à empresa Toshiba e Vila Lempp) e km 480 (perto do viaduto da Hípica).

As obras vão desafogar o trânsito na região do Riacho, do Bairro Industrial e do Eldorado. A previsão é que as obras comecem em 2026.

Leia também

BH pode entrar na agenda

Uma eventual vinda de Lula a Belo Horizonte foi divulgada pelo ministro Alexandre Silveira e o deputado federal Rogério Correia, pré-candidato do PT nas eleições deste ano para a capital mineira.

“Vamos receber o presidente Lula na quinta-feira, em Contagem, para lançar o Circuito da Transição Energética em Minas Gerais. Sexta-feira, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, vamos anunciar energias renováveis solares no Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri e muitas obras junto a colegas ministros de Estado”, disse Alexandre Silveira em um vídeo divulgado em suas redes sociais. O anúncio citado por ele, no entanto, não consta na programação oficial do Planalto até o momento.

Segundo Silveira, no entanto, haverá assinatura de R$ 18 bilhões em contratos para obras de linhas de transmissão, oficializado em leilão realizado em março.

“Somente em Minas, serão mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos, gerando milhares de empregos, além de garantir a geração de energia limpa e renovável”, afirmou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Leia mais