O desembargador Vallisney de Souza Oliveira foi eleito por unanimidade o novo presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), tribunal responsável pelos casos de Minas Gerais. Ele recebeu os votos dos 17 desembargadores do TRF em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (20).
O magistrado já atuou na Justiça Federal do Amazonas e de Roraima, além de ter presidido juizados especiais do TRF da 2ª Vara Federal e ter atuado também como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Vallisney atuou também no TRF-1, do Distrito Federal, em vara especializada em crimes contra lavagem de dinheiro e organizações criminosas.
Veja mais:
Antes de ingressar na Justiça Federal, Vallisney atuou como procurador da República no Espírito Santo e promotor de Justiça no Amazonas.
O magistrado se tornou nacionalmente conhecido entre 2017 e 2018, quando assumiu vários casos da Operação Lava-Jato. Em 2018, ele condenou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a 24 anos de prisão. A prisão de Cunha foi anulada posteriormente.
Vallisney assumirá o cargo da desembargadora Mônica Sifuentes a partir de agosto. O cargo de vice-presidente e corregedor passará para o desembargador Ricardo Rabelo.