Lula admite que pode tentar reeleição em 2026 para evitar volta de governo ‘troglodita’

Em entrevista, presidente disse que, mesmo com 80 anos, poderá ser um dos nomes que vai estar na disputa eleitoral caso candidato bolsonarista ameace chegar ao poder

Presidente Lula admite que poderá ser candidato à reeleição em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, nesta terça-feira (18), a possibilidade de tentar a reeleição ao mandato em 2026, nas próximas eleições nacionais. Segundo o presidente, essa seria a opção para “evitar que trogloditas voltem a governar” o Brasil, em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais: Lula detona presidente do Banco Central e indica perfil do sucessor que será indicado

Durante a entrevista concedida na manhã desta terça à Rádio CBN, Lula não citou diretamente o nome do ex-presidente. Ao ser questionado sobre a reeleição, Lula condicionou a participação no pleito a uma necessidade de enfrentar diretamente algum candidato que represente ou que seja apoiado por Bolsonaro.

“Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse governo voltem eu serei candidato”, afirmou. “Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista e um negacionista”, completou o presidente.

Leia também

Em 2026, Lula estará com 80 anos e, segundo ele, ‘no auge de sua vida’. Apesar de se colocar à disposição para enfrentar mais uma disputa eleitoral, o presidente admitiu que esse não seria o seu plano A.

“Mas não é a primeira hipótese. Nós temos que pensar muito, eu vou ter 80 anos e tenho que medir qual é o meu estado de saúde, qual é a minha resistência física, porque eu quero ter responsabilidade com o Brasil, mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um facista, por um negacionista”, admitiu Lula.

Por hora, a disputa em 2026 segue aberta. Se Lula não é um nome confirmado para o pleito, o ex-presidente Jair Bolsonaro também estará de fora, já que foi considerado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em duas oportunidades.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...