Ouvindo...

Após descoberta de nova joia, novo depoimento de Mauro Cid à PF dura cerca de 2h30

PF investiga surgimento de nova peça que teria sido negociada por emissários do ex-presidente Jair Bolsonaro nos EUA

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, será ouvido na CPMI do 8/1 nesta terça-feira

Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid prestou novo depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (18). Ele foi questionado sobre a existência de uma nova joia que teria sido supostamente negociada nos Estados Unidos.

O depoimento durou cerca de duas horas e meia, na sede da PF em Brasília. O pai dele, general Mauro Cesar Lourena Cid, também prestou depoimento, mas no Rio de Janeiro.

A PF teria descoberto a existência de uma nova joia que teria sido negociada por emissários de Bolsonaro. Essa nova peça foi descoberta há poucas semanas, após novas diligências de investigadores brasileiros no exterior.

Um dos depoentes ligados a uma joalheria americana descreveu o potencial valioso do objeto, cujas gemas poderiam ser extraídas da peça para comercialização.

Esse depoente, no entanto, informou que o negócio acabou não sendo concluído. A suspeita é de que a joia também tenha sido presente de um país do Oriente Médio ao ex-presidente brasileiro.

Apurações preliminares indicam que essa joia estava acomodada no mesmo estojo da escultura de palmeira, folheada a ouro, entregue para Bolsonaro em um encontro entre empresários brasileiros e árabes no Bahrein.

O depoimento prestado ainda precisa de comprovações. Por isso, colaboradores da Justiça, como o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, devem ser ouvidos nos próximos dias para que sejam colhidos mais detalhes sobre a existência, a origem e também sobre o destino do objeto.

A peça não teria sido alvo da “operação resgate”, em que aliados do ex-presidente teriam recomprado itens vendidos no exterior após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a devolução dos presentes.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.