Ouvindo...

Parceria entre a comunidade quilombola e mineradora leva melhorias a Queimadas, no Serro

Ações de abastecimento de água e recuperação de estradas já transformam a rotina dos moradores; expectativa agora é que o projeto leve solução definitiva ao problema da falta d’água

Parceria entre a comunidade quilombola e mineradora leva melhorias a Queimadas, no Serro

Problemas antigos enfrentados pela comunidade quilombola de Queimadas, na zona rural do Serro, estão perto de uma solução definitiva. A falta de água e as más condições das estradas, que há anos afetam o dia a dia dos moradores, estão sendo enfrentadas por meio de um conjunto de ações.

A Itatiaia esteve na cidade, que fica a cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte, e acompanhou essas mudanças. Moradores relatam melhorias nas vias de acesso e esperam, em breve, contar com o abastecimento de água tratada.

As obras fazem parte de uma parceria entre as prefeituras de Serro e Santo Antônio do Itambé, a comunidade local e a Herculano Mineração, que tem investido em projetos de infraestrutura na região.

Para quem depende da roça e de estradas transitáveis, as intervenções já são percebidas no dia a dia. “As estradas, graças a Deus, já estão finalizando. Teve o pedido da CEMIG, já está atualizando também na comunidade. Os poços artesianos já estão terminando de perfurar”, contou Flaviana Aparecida Ferreira, moradora local.

Leia também

Além das estradas, que agora permitem o trânsito mesmo em dias de chuva, a principal expectativa é pela chegada da água tratada. “A gente toma água do rio, infelizmente. E estamos ansiosos com o resultado que está para chegar”, disse Flaviana, destacando que a perfuração dos poços vai transformar a vida das famílias.

O agricultor Geraldo da Silva confirma que a realidade já mudou: “Agora, graças à estrada, está boa, encascalharam tudo, o carro vai na porta, sai debaixo de chuva. Antigamente não tinha”. Mesmo assim, ele faz um alerta: “Algumas sobrenascente é bom cuidar, porque já não tem água e, se não cuidar, vai acabar o resto que tem”.

Presidente da associação comunitária, Ataíde de Paula lembra que o diálogo foi essencial para as conquistas recentes. “Foi uma labuta. A estrada era difícil, hoje não tem essa dificuldade. Já tem quatro poços em andamento. O povo foi vendo que a coisa está andando”, explica. Segundo ele, a expectativa agora é ampliar o atendimento em saúde e garantir o abastecimento pleno de água tratada.

A agricultora Maria Eliane Alves reforça que as melhorias são bem-vindas e que o trabalho da empresa tem sido acompanhado de perto pela população. “As estradas melhoraram bastante e os poços estão encaminhados. A comunidade inteira está aceitando, esperando que chegue mesmo, porque é um empreendimento bom para a gente e crescimento que nunca teve aqui.”

A voz da experiência

A moradora Josefina Braz dos Santos Alves, de 82 anos, viveu as dificuldades da falta d’água e hoje sonha em ver a chegada definitiva do abastecimento. “A gente usa a cisterna, mas quando está seca, até a água da cisterna seca. Tem que ligar para a Prefeitura, pedir caminhão-pipa. Quando vem, a gente tem água; quando não vem, acabou. Estou muito necessitada da água, mas necessitada mesmo”, contou.

Dona Josefina diz que as estradas já melhoraram, mas espera poder ver a água encanada enquanto tiver forças: “Eu espero que chegue para a gente, enquanto eu tenho vida, para aproveitar um pouquinho. Porque até molhar as plantas está difícil”.

Prefeitura explica etapas da obra

Segundo Tamires Queiroz Simões Clementino, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Trânsito e Transporte de Serro, o projeto de abastecimento está avançando por etapas e vai oferecer uma solução definitiva para a escassez.

“Nessa primeira etapa estão sendo concluídas as perfurações de quatro poços artesianos nas comunidades do Córrego do Criminoso, Córrego do Retirinho, Córrego do Baú e Cabeceira da Mumbuca. Em seguida, começa a implantação das redes adutoras e dos reservatórios. Depois, a redistribuição levará a água diretamente às casas”, detalhou.

Tamires reforça que o trabalho é fruto da parceria entre a Prefeitura de Serro, a de Santo Antônio do Itambé e a Conemp Mineração (Grupo Herculano). “É uma parceria muito importante, que representa um grande avanço para a região de Queimadas, trazendo uma solução definitiva para os problemas de escassez de água que há anos afetam essas famílias.”

Além da questão hídrica, a prefeitura também acompanha as obras de recuperação de estradas. “São intervenções que vão garantir melhores condições de tráfego e mais segurança, especialmente no período chuvoso, assegurando o deslocamento dos moradores e o acesso aos serviços públicos essenciais, como transporte escolar e saúde”, completou a secretária.

Economia e oportunidades

A instalação do empreendimento no Serro vao gerar empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e beneficiando diversos setores, do comércio ao turismo. A empresa afirma que a prioridade é contratar mão de obra local, inclusive de comunidades quilombolas.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.