O
O projeto aponta que as praças de pedágio vão ser construídas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa pode variar entre 11 e 15 reais.
Motoristas ouvidos pela reportagem da Itatiaia avaliam que a cobrança de pedágio é justa quando a rodovia recebe melhorias, mas reclamam o valor estimado para os cinco pedágios da “Rovodia da Morte”
“Sou a favor do pedágio, mas poderia vir um pouco mais baixo”, diz o caminhoneiro Augusto César Rezende Filho.
Outro caminhoneiro que considerou o preço estimado dos pedágios da BR-381 muito alto é Mauro Rodrigues, que alerta para o custo total nas viagens. “O valor entre R$ 11 e R$ 15 é pesado e torna o custo muito puxado”, diz.
Veja mais:
Já a motorista Renata Gonçalves Dutra considera o valor alto, mas avalia que, caso a rodovia seja totalmente duplicada, o custo pode valer a pena. “É caro, mas vamos estar pagando por uma segurança maior”, afirma.
Relação de custo-benefício
O professor de Logística, Transporte e Planejamento da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, aponta que as preocupações dos motoristas é em relação ao custo-benefício que a concessão da BR-381 vai proporcionar aos motoristas.
Uma das necessidades expostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é que será preciso aportes de recursos vinculados para descontos tarifários superiores a 18%. O diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, dá mais detalhes.
“O modelo de concessão busca a modicidade tarifária. Mas, por outro lado, garantindo a higidez e segurança na execução das obrigações. Isso vai possibilitar um deságio de até 18%, um desconto na tarfia. Além disso, quanto mais o usuário usar a tarifa, menos ele vai pagar.
Comerciantes apostam em melhorias
Os trabalhos de duplicação da BR-381 devem gerar novas perspectivas para os comércios às margens da estrada.
Segundo o empresário José Soares, proprietário do restaurante Amigão, no distrito de Roças Novas, em Caeté, depois das obras no pequene trecho que já foi duplicado, além da segurança ter aumentado na estrada, o seu empreendimento passou a faturar mais.
Até o momento, pelo menos seis grupos sinalizaram ao Ministério dos Transportes que estudam participar do leilão da BR-381.
A expectativa do governo é que a concessão gere cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos. Enquanto o dia do leilão não chega fica a esperança de dias mais seguros na BR-381.