Ouvindo...

Deputado do PL que votou contra cassação de Janones será expulso, diz Nikolas

Júnior Lourenço, do Maranhão, foi um dos 12 parlamentares a votarem contra processo que poderia resultar na cassação de Janones por ‘rachadinha’

O deputado André Janones (Avante-MG) escapou de processo que poderia resultar na sua cassação

O deputado Júnior Lourenço (PL-MA) deve ser expulso das fileiras do Partido Liberal depois de ter votado pelo arquivamento da denúncia que pedia a cassação do deputado André Janones (Avante-MG) pela prática de “rachadinha”. A informação foi confirmada por Nikolas Ferreira (PL-MG) após a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (5).

Júnior Lourenço foi um dos 12 parlamentares que votaram favoravelmente ao relatório do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que pedia o arquivamento da denúncia contra Janones. Saiba como votou cada um dos deputados do Conselho de Ética.

Tumultuada, a sessão foi marcada por bate-boca entre Nikolas e Janones nos corredores da Câmara dos Deputados. A dupla trocou xingamentos e chegaram a marcar uma “briga” do lado de fora do Parlamento, mas foram contidos por outros parlamentares e assessores.

Confira o vídeo:

Denúncia de rachadinha

O deputado André Janones respondia a um processo no Conselho de Ética da Câmara por uma suspeita de cobrar o recebimento de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete em 2019. Áudios em que o parlamentar supostamente pede fatias dos vencimentos dos servidores foram divulgados em novembro. Na gravação, Janones diz que os assessores precisam ajudá-lo a pagar dívidas de campanha.

Livrado do processo de cassação na Câmara, Janones ainda responde a um inquérito sobre o mesmo assunto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.