O Conselho de Ética da Câmara arquivou o pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) pela suposta prática de rachadinha em seu gabinete. O colegiado seguiu o entendimento do relator do caso, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP). Apesar de ter mantido seu mandato,
O deputado é suspeito de cobrar dos funcionários de seu gabinete o recebimento de parte dos salários deles em 2019. Áudios em que o parlamentar supostamente pede fatias dos vencimentos dos servidores foram divulgados em novembro. Na gravação, Janones diz que os assessores precisam ajudá-lo a pagar dívidas de campanha.
Foram 12 votos contrários à cassação e 5 a favor. Veja, abaixo, como votou cada integrante do Conselho de Ética:
A favor do relatório de Boulos, o que manteve o mandato de Janones: Ana Paula Lima (PT-SC), Jack Rocha (PT-ES), Jilmar Tatto (PT-SP), Ricardo Maia (MDB-BA), João Leão (PP-BA), Júlio Arcoverde (PP-PI), Paulo Magalhães (PSD-BA), Sidney Leite (PSD-AM), Albuquerque (Republicanos-RR), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Júnior Lourenço (PL-MA) e Guilherme Boulos (Psol-SP).
Contrários ao relatório: Delegado Ramagem (PL-RJ), Domingos Sávio (PL-MG), Marcos Pollon (PL-MS), Bruno Ganem (Podemos-SP) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB).