A ministra Cármen Lúcia toma posse da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta segunda-feira (3). Ela assume o posto deixado pelo ministro Alexandre de Moraes — colega da mineira no Supremo Tribunal Federal (STF).
A cerimônia está marcada para acontecer às 19h. Ela é transmitida pelo canal do TSE no Youtube e pela TV Justiça. Acompanhe, abaixo, a transmissão:
É a segunda vez que Cármen Lúcia assume a presidência do TSE. Doze anos após a primeira gestão à frente da Justiça Eleitoral, ela terá novamente o desafio de comandar o órgão diante de eleições municipais, como ocorreu em 2012.
À frente do TSE, Cármen Lúcia terá pela frente a tarefa de dar sequência aos trabalhos do ministro Alexandre de Moraes, sobretudo no que diz respeito ao combate às “fake news” e ao uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas políticas.
Antes de assumir a presidência, Cármen Lúcia atuou como vice-presidente do TSE durante a gestão de Alexandre de Moraes. Assim como seu antecessor, ela também defende uma atuação focada no combate às fake news e na regulação das redes sociais para combater a disseminação de discursos de ódio.
Ainda na vice-presidência, em fevereiro, a magistrada foi responsável pela aprovação de uma série de resoluções que frearam o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições e estabeleceram uma espécie de regulamentação das redes na disputa eleitoral ao colocar provedores de internet e redes sociais como co-responsáveis por crimes na internet quando não obedecerem ordens para remoção imediata de conteúdos.