Ouvindo...

Reajuste dos servidores de Minas pauta reunião entre Zema e Tadeu Leite

Ao lado de secretários de Estado, governador se encontrou com o presidente da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29)

Lideranças do Executivo e do Legislativo se reuniram nesta terça-feira (28)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), nesta terça-feira (28). O encontro, ocorrido em Belo Horizonte, aconteceu em meio à tramitação, no Parlamento, do projeto que reajusta em 3,62% os salários dos servidores públicos. Segundo apurou a Itatiaia, o aumento salarial esteve em pauta durante a conversa.

Paralelamente à análise do projeto por parte dos deputados, sindicatos ligados a categorias do funcionalismo pressionam o governo a ampliar o reajuste oferecido aos trabalhadores. A reivindicação tem partido, sobretudo, de associações que representam a segurança pública.

Além de Zema e Tadeu Leite, participaram da reunião, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), os secretários Gustavo Valadares (Governo), Luísa Barreto (Planejamento e Gestão) e Luiz Cláudio Gomes (Fazenda). O vice-governador Mateus Simões (Novo) também compareceu ao encontro.

Leia também

A votação em primeiro turno do reajuste salarial deve acontecer nesta quarta-feira (29). A tendência é que, durante a reunião plenária chamada para debater o tema, parlamentares apresentem emendas que proponham o aumento do reajuste ofertado pelo Palácio Tiradentes.

Há, por exemplo, expectativa pela defesa de um reajuste que chegue a 4,62%, equiparando a reposição salarial à inflação final do ano passado. Paralelamente, existem parlamentares favoráveis à concessão de um aumento de 10,67%, em cálculo que considera não apenas a inflação de 2023, mas também a de 2022.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.