O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, será eleito, por aclamação, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). A entidade representa, além do Procurador-geral da República, também o do Trabalho. A eleição será nesta quarta (18), às 9h. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Carlos Seigneur, também estava na disputa, mas desistiu da candidatura em nome da unidade.
O último presidente oriundo do MPMG foi Nedens Ulisses Freire Vieira, nos anos 2000. Antes, na década, Castellar Modesto Guimarães Filho presidiu a instituição por duas vezes.
Depois da votação, Jarbas reunirá os procuradores de todos os estados que serão recebidos pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Dentre as pautas de interesse da categoria, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a parcela mensal de valorização por tempo de exercício para magistrados e membros do Ministério Público.