Ouvindo...

‘Dr. Pedrinho': advogado de Robinho foi vítima de sequestro histórico que inspirou novela

‘Pedrinho’ foi roubado da maternidade em 1986. Caso inspirou ‘Senhora do Destino’, novela sucesso de audiência dos anos 2000

A defesa do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, tem a difícil missão de reverter o cumprimento da pena no Brasil por estupro cometido na Itália. O escritório que o defende é o Alckmin Advogados. A equipe, liderada por José Eduardo Alckmin, é formada por Rodrigo Alencastro, Vivian Collenghi, João Paulo Chaves de Alckmin, Ana Luiza Carvalho da Cunha e Pedro Junior Rosalino. Em um primeiro momento, o último citado pode passar despercebido, mas ele é personagem de uma das histórias mais marcantes de Brasília. Pedro é “Pedrinho”, um bebê que foi sequestrado logo após o parto, em 1986.

Pedro Junior Rosalino Braule Pinto nasceu em um hospital particular de Brasília em 21 de janeiro de 1986, filho caçula de Maria Auxiliadora Braule Pinto e Jayro Tapajós Braule Pinto. Horas após o parto, ele sumiu. Havia sido roubado por uma mulher vestida de enfermeira, que o levou alegando que a criança deveria passar por exames.

Pedrinho só foi encontrado 16 anos depois, já registrado como “Osvaldo Martins Borges Junior” e morando em Goiânia. Ele foi criado pela mulher responsável pelo “roubo”: Vilma Martins Costa, uma empresária.

O crime só foi descoberto porque uma neta do então marido de Vilma desconfiou da origem de “Osvaldo”. A jovem viu uma foto da criança em um site de desaparecidos e notou semelhanças. Seguindo uma investigação particular, a neta da sequestradora conseguiu identificar traços de Jayro Tapajós com o então Osvaldo (o Pedrinho). Diante disso, ligou para o órgão responsável pelas buscas.

Leia também

A confirmação veio com um resultado de DNA: Osvaldo era, sim, Pedrinho, o filho de Maria Auxiliadora e Jayro. O rapaz se encontrou com os pais biológicos dois dias após a confirmação.

Até aquele momento, Vilma jurava inocência, sustentava que o garoto havia sido levado a ela por um gari que havia o encontrado supostamente em um lixo. Colocada contra a parede pelos investigadores, Vilma confessou. Mais tarde, a polícia descobriu que a empresária estava cuidando de uma menina que também foi levada de outro casal quando era bebê, em 1979. Em 2003, Vilma Martins Costa foi condenada a 15 anos e 9 meses de prisão. Após cumprir 1/3 da pena, ela obteve liberdade condicional.

Novela
A história serviu como uma das inspirações da novela “Senhora do Destino”, do autor Aguinaldo Silva, exibida pela TV Globo entre 2004 e 2005. A história gira em torno da busca de Maria do Carmo (Susana Vieira) pela filha Maria Lindalva (Carolina Dieckmann), roubada quando criança. Já adulta, ela foi encontrada como “Isabel”, criada por Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a vilã da história. A novela foi um sucesso, alcançando a maior média de audiência de uma produção do tipo nos anos 2000.

Atualidade
Hoje, Pedro Junior Rosalino Braule Pinto tem 38 anos e é advogado especializado em contencioso civil, administrativo e penal — área onde atende Robinho. Em 2017, ele também integrou a defesa de Aécio Neves (à época senador e atual deputado federal por Minas Gerais).

Caso Robinho
Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu a um pedido do governo da Itália e homologou em território brasileiro o cumprimento da sentença de 9 anos por um estupro ocorrido em Milão, em 2013. A defesa do ex-jogador chegou a pedir um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), sem sucesso. Robinho está preso na Penitenciária de Tremembé (SP), local que abriga presos famosos, como Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Cristian Cravinhos.

Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais