Ouvindo...

Haddad: ‘Quando falo de taxação de herança, Bolsonaro faz graça, mas não falo de joias da Arábia Saudita’

Ministro da Fazenda ironizou críticas do ex-presidente sobre proposta de taxação de heranças

Ministro Haddad falou sobre o projeto de taxação de heranças e fim de paraísos fiscais

O ministro da Fazenda, Fernanda Haddad (PT), ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre postagens criticando suas falas sobre a taxação de heranças no Brasil.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Haddad citou o caso das joias da Arábia Saudita para dizer que a proposta de taxação de heranças tratará de bilhões de reais que são movimentados no Brasil por meio de paraísos fiscais.

“O Congresso já deu um passo importante no ano passado para acabar com os paraísos fiscais no Brasil. Enquanto a classe trabalhadora paga seus impostos no consumo e na renda, retido na folha de pagamento, os super ricos … e quando eu falo dos super ricos, o Bolsonaro faz uma graça no instagram dele e coloca uma frase minha falando sobre impostos sobre herança, não estou falando sobre jóias da Arábia Saudita, estou falando de bilhões de reais, de coisas que não pagam impostos em paraísos fiscais. O Brasil criou paraísos fiscais dentro do Brasil, com fundos exclusivos que não eram tributários. Isso o Congresso conseguiu reparar”, afirmou Haddad.

Na semana passada, Bolsonaro postou um vídeo de Haddad defendendo o imposto sobre herança e criticou o ministro da Fazenda.

“A ministra do Planejamento já sugeriu 30% de imposto para os herdeiros. Numa fazenda de 1.000 hectares, 300 iriam para a turma do MST. O mesmo aconteceria nas cidades, com casas e apartamentos para o MTST”, escreveu Bolsonaro.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.