O Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou neste sábado (02) que irá ao Acre para organizar uma força-tarefa do governo federal para prestar assistência à população atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Por conta dos temporais que atingiram a região, o Acre enfrenta um problema sem precedentes com inundações na capital, Rio Branco, e outras cidades.
Conforme determinação do Presidente @LulaOficial, na próxima segunda-feira irei ao Acre, numa força-tarefa do governo federal para assistência à população atingida pelas enchentes.
— Waldez Góes (@waldezoficial) March 2, 2024
Com base nos dados de ocorrências disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre, nas 13 cidades mais críticas há 82 abrigos públicos atendendo 8.570 pessoas desabrigadas. Além disso, há 15.448 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos.
Ao todo, 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Ao menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre também sofrem com os efeitos das enchentes e quatro pessoas já morreram em decorrência da cheia.
A comitiva do governo federal será composta pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente, Waldez Goés e Marina Silva. Ambos devem visitar as áreas atingidas pela cheia do rio Acre. Além dos dois ministros, a ação preparada pelo governo federal também deve contar com a articulação das pastas da Saúde, Defesa e Desenvolvimento Agrário.
“Desde o início das enchentes trabalhamos junto com os governos do Estado, as prefeituras e as bancada parlamentares do Acre. Podem sempre contar com o Governo Lula, pois cuidar bem da nossa gente é sempre a nossa prioridade”, disse o ministro Waldez Góes em uma postagem nas redes sociais.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.