Ouvindo...

Moraes mantém tornozeleira em réu do 8/1 que disse ter ido ao Congresso ‘só para usar o banheiro’

Armando Valentin também é suspeito de ter planejado explosões em estações de energia de Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o relaxamento de medidas cautelares impostas a Armando Valentin Settin Lopes de Andrade, réu pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O homem ficou conhecido por ter declarado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL-DF) que estava no Congresso Nacional no momento em que foi preso porque queria apenas usar um banheiro.

“Minha namorada e eu ficamos com vontade de urinar, por isso entramos no prédio. Eu fui por curiosidade, só isso”, disse em depoimento aos deputados distritais em agosto de 2023. Armando Valentin é suspeito de ter planejado explosões em estações de energia de Brasília.

Leia também

Em fevereiro, a defesa de Valentin havia pedido a Moraes a revogação ou o relaxamento das medidas impostas a ele. Sustentou que ele é réu primário, passa por um “extremo sofrimento” por um quadro de depressão e pediu que o ministro considerasse o tempo que ele foi preso e usou a tornozeleira eletrônica (13 meses).

Em decisão tomada na última segunda-feira (26), o ministro entendeu, no entanto, que a situação dos fatos que implicam o réu não mudaram. “Efetivamente, a situação fática permanece inalterada desde então, de modo que as medidas cautelares impostas ainda se revelam necessárias e adequadas, nos termos do art. 282 do Código de Processo Penal. Além disso, pedidos genéricos da Defesa não podem ser acolhidos, cuja autorização deverá ser solicitada de forma individualizada, sob pena de indeferimento”, comentou Moraes.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais