Enfrentando a pior epidemia de dengue da história, o Brasil deve atingir nas próximas horas a marca de um milhão de casos prováveis da doença. Balanço mais recente do Ministério da Saúde indica que até terça-feira (27) foram registrados 973 mil diagnósticos prováveis. A ministra Nísia Trindade alertou, nesta quarta-feira (28), para o aumento na incidência da doença e reforçou a necessidade de ações de prevenção.
“Ontem registramos 973 mil casos no Brasil. Ou seja, neste início de ano, nós estamos nos aproximando de um milhão de casos. Tudo é alerta e preocupação, mas, é uma doença conhecida e olharemos para a prevenção e para o cuidado. Continua sendo importantíssimo o controle dos criadouros”, afirmou durante reunião com os secretários de Estado de Saúde.
O recorte é igualmente crítico em Minas Gerais, que poderá alcançar 800 mil diagnósticos de dengue. “Será disparado o pior ano da história em Minas Gerais. Estamos estimando que alcançaremos entre 700 mil e 800 mil casos”, alertou Fábio Bacheretti, secretário de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O ministério marcou para o próximo sábado (2) um Dia D no enfrentamento à epidemia de dengue e programa ações conjuntas com os municípios e estados para incentivar a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.
Sem projetar números específicos, a ministra Nísia Trindade indicou que o Brasil deve alcançar cerca de 3,2 milhões de casos de dengue ainda em dezembro. “Olha, até ontem nós tivemos 973 mil casos. No ano passado, 1,6 milhão de casos. Essa é uma previsão arriscada e fazer uma previsão sempre é temerário, mas, é muito possível que tenhamos, neste ano, o dobro de casos do ano passado”, adiantou.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.