O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (16) estar confiante no avanço das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, que acontecem hoje, em Washington DC..
Em conversa com jornalistas na chegada ao ministério, Haddad contou ter dialogado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e disse acreditar que há espaço para discutir apenas questões econômicas, sem interferência de disputas políticas. O governo brasileiro tenta desfazer o aumento de tarifas impostas ao país em agosto, sob a justificativa de práticas desleais por parte da economia brasileira. Trump também justificou as tarifas alegando que a
“Acredito que esteja aberto para uma reunião, para uma reestabilização de relações cordiais como sempre tivemos, isolando a questão política da econômica. A coisa mais grave que aconteceu foi essa mistura”, afirmou o ministro, se referindo a aproximação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao governo norte-americano.
Foco em reconstruir o diálogo
Apesar do tom otimista, Haddad negou que haja, por enquanto, previsão de agenda própria com representantes do governo norte-americano. Segundo o ministro, a prioridade da equipe econômica é reconstruir pontes diplomáticas e buscar uma solução negociada para o impasse.
Encontro entre chanceleres em Washington
Durante o telefonema, os dois chefes de Estado discutiram as relações bilaterais e as novas tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros, em especial do setor de aço e alumínio.