Ouvindo...

Brasil x EUA: Haddad cita conversa com chanceler e demonstra otimismo sobre tarifaço

Após diálogo com Mauro Vieira, ministro da Fazenda diz acreditar em avanço nas negociações comerciais com Washington

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (16) estar confiante no avanço das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, que acontecem hoje, em Washington DC..

Em conversa com jornalistas na chegada ao ministério, Haddad contou ter dialogado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e disse acreditar que há espaço para discutir apenas questões econômicas, sem interferência de disputas políticas. O governo brasileiro tenta desfazer o aumento de tarifas impostas ao país em agosto, sob a justificativa de práticas desleais por parte da economia brasileira. Trump também justificou as tarifas alegando que a Justiça estaria promovendo uma ‘caça às bruxas’ contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia também

“Acredito que esteja aberto para uma reunião, para uma reestabilização de relações cordiais como sempre tivemos, isolando a questão política da econômica. A coisa mais grave que aconteceu foi essa mistura”, afirmou o ministro, se referindo a aproximação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao governo norte-americano.

Foco em reconstruir o diálogo

Apesar do tom otimista, Haddad negou que haja, por enquanto, previsão de agenda própria com representantes do governo norte-americano. Segundo o ministro, a prioridade da equipe econômica é reconstruir pontes diplomáticas e buscar uma solução negociada para o impasse.

Encontro entre chanceleres em Washington

Mauro Vieira se reúne nesta quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington. Este é o primeiro encontro entre ministros dos dois países desde a conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na semana passada.

Durante o telefonema, os dois chefes de Estado discutiram as relações bilaterais e as novas tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros, em especial do setor de aço e alumínio.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio