Ouvindo...

Cleitinho espera sinal de Nikolas, e Republicanos aposta em candidatura única para 2026

Conversas nos bastidores apontam certa insatisfação de Cleitinho com a demora de Nikolas e do PL em decidir se vão, ou não, concorrer no ano que vem

O deputado federal Nikolas Ferreira e o senador Cleitinho Azevedo

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) espera um sinal do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) para decidir se vai, ou não, manter sua candidatura frente à possibilidade crescente de que o parlamentar também se lance ao governo do estado em 2026.

Cleitinho, que lidera as pesquisas de opinião, afirmou à Itatiaia, quando questionado sobre a possibilidade de haver duas candidaturas da direita nas eleições do ano que vem, apenas que “conversará primeiro com Nikolas” antes de tomar uma decisão.

Nikolas, que ainda não admite publicamente uma candidatura ao governo do estado, também está na dianteira das pesquisas de opinião, muitas vezes logo abaixo de Cleitinho. Caso haja um “racha” na direita e ambos os candidatos se lancem no ano que vem, eles disputariam uma grande parcela dos mesmos votos.

Em paralelo, conversas nos bastidores apontam certa insatisfação de Cleitinho com a demora de Nikolas e do PL em decidir se vão, ou não, concorrer no ano que vem ao cargo majoritário em Minas.

Contudo, de acordo com o presidente estadual do Republicanos em Minas Gerais, deputado federal Euclydes Pettersen, o “plano A” ainda é que haja uma candidatura única ao governo do estado na direita.

“Vamos tentar construir essa união do PL e do Republicanos e outros partidos de centro-direita, mas não acredito que poderia ter essas duas candidaturas. Temos que voltar a conversar e organizar isso da melhor forma para a gente lançar uma candidatura só”, pontua.

O parlamentar avalia, contudo, que se houver oficialização da candidatura de Nikolas ao Palácio Tiradentes, haverá uma avaliação, no momento, se o partido lançará ou não Cleitinho para competir com o correligionário. “Mas, agora, a meta é juntar todo mundo”, ressalta Euclydes.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.