Meta se reúne com TSE e campanhas de Lula e Flávio após decisão sobre tratamento igualitário
Encontro foi convocado após determinação da Justiça Eleitoral que exige isonomia entre as candidaturas nas redes sociais; empresa pediu reunião para prestar esclarecimentos

O ministro Marco Aurélio Bellizze, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu nesta terça-feira (20) com representantes da Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook, além de integrantes das campanhas dos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
O encontro foi solicitado pela própria Meta após a empresa apresentar informações à Corte no âmbito da decisão do TSE que determinou tratamento igualitário entre as duas campanhas nas plataformas digitais durante o segundo turno das eleições.
A reunião ocorre em meio ao aumento das discussões sobre a atuação das redes sociais na disputa eleitoral e ao acompanhamento, por parte da Justiça Eleitoral, das medidas adotadas pelas plataformas para garantir equilíbrio entre os candidatos.
Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral não divulgou detalhes sobre o conteúdo da reunião nem informou se houve definição de novas medidas a serem adotadas pela empresa.
A expectativa é que o encontro sirva para esclarecer como a Meta pretende cumprir a decisão da Corte e evitar diferenças de tratamento entre as campanhas nas ferramentas de impulsionamento, moderação de conteúdo e distribuição de publicações durante a reta final da eleição.
A matéria segue em atualização.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.


