Ouvindo...

Times

Bolsonaro presta sétimo depoimento à Polícia Federal em dois anos

Dessa vez, ex-presidente é investigado por supostamente ter importunado uma baleia no litoral de São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado, mais uma vez, na Polícia Federal, onde deverá prestar depoimento sobre um suposto crime ambiental cometido no litoral de São Paulo. Desde que deixou a presidência, em 2022, ele já prestou seis depoimentos à PF em investigações diversas, que incluem desde falsificações em seu cartão de vacina até a suposta tentativa de golpe de estado após a derrota na tentativa de se reeleger.

O depoimento desta terça-feira (27), o sétimo, acontece na sede da PF em São Paulo. O ex-presidente está na cidade desde o último domingo (25), quando participou de uma manifestação para justificar sua participação na suposta trama de um golpe de Estado, articulado junto ao Exército Brasileiro, e pedindo anistia para os seus apoiadores presos no dia 8 de janeiro de 2023 após o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Leia também

O crime em questão é uma suposta importunação intencional a uma baleia jubarte em São Sebastião. O caso ocorreu em junho de 2023. A PF se baseia em um vídeo publicado nas redes sociais. Nas imagens, Bolsonaro está em um jet-ski e se aproxima a cerca de 15 metros do animal.

O episódio inusitado rendeu ao Poder Judiciário acusações de perseguição contra o ex-presidente. Apesar das críticas de aliados e familiares do ex-presidente, a atitude pode configurar crime de “importunação intencional de espécie de cetáceos”, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa

O depoimento de Bolsonaro neste inquérito já foi adiado uma vez pela Polícia Federal no início deste mês. Inicialmente, ele deveria ter ocorrido no último dia 7. O advogado e assessor do ex-presidente, Fabio Wajngarten, prestará depoimento na PF no mesmo dia também a partir das 14h30.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais