Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Bolsonaro depõe à PF nesta terça (27) por suposta ‘importunação’ a baleia

Em jetski, ex-presidente ficou próximo ao animal. Legislação considera infração administrativa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depõe à Polícia Federal, nesta terça-feira (27), na investigação por suposta importunação intencional a uma baleia-jubarte. O depoimento neste caso estava marcado para 7 de fevereiro, mas a PF adiou por 20 dias.

O caso teria acontecido nos dias 16 e 17 de junho de 2023, enquanto ele passeava em um jet ski, no litoral norte de São Paulo. O ex-presidente estava hospedado na casa de Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social e atual advogado de Bolsonaro.

Leia também

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 0 ex-presidente gravou um vídeo pilotando uma moto aquática e se aproximando da baleia, mantendo uma distância próxima de 15 metros do animal.

A legislação brasileira considera infração administrativa contra o meio ambiente o “molestamento intencional” e a pesca de baleias no país. Aqueles que desrespeitam a lei podem cumprir até cinco anos de prisão, receber multa e até perder a embarcação.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais