Ouvindo...

Times

Pedido de impeachment de Lula alcança 129 assinaturas e deve ser protocolado nesta quarta

Deputados pró-impeachment acusam o presidente Lula de crime de responsabilidade por declaração associando os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto

Autora do pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) adiou para quarta-feira (21) a entrega da petição, que, até a manhã, reunia assinaturas de 129 parlamentares da Câmara.

Inicialmente, o documento seria protocolado nessa terça-feira (20), mas, Zambelli decidiu aguardar mais um dia para, segundo ela, contemplar deputados que ainda queriam aderir ao movimento pró-impeachment.

A oposição argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao comparar os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração mergulhou o país em uma crise diplomática com Israel.

Leia também

“Lula trouxe a possibilidade da guerra para o Brasil”, afirmou Zambelli em declaração à imprensa nessa terça-feira. “Ele mostrou que nosso país está de portas abertas ao terrorismo, mostrou para o mundo terrorista que os terroristas são bem-vindos aqui”, acrescentou.

Assinam o pedido de impeachment os principais nomes da oposição na Câmara dos Deputados: Carlos Jordy (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF), Nikolas Ferreira (PL-MG), Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais