O ministro Mauro Vieira irá à Comissão de Relações Exteriores, do Senado Federal, em março para responder às perguntas dos parlamentares sobre a crise diplomática entre Brasil e Israel desde a declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (18).
O presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), confirmou a ida de Vieira ao colegiado nesta terça-feira (20). “Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março”, publicou Calheiros no X.
Convidei o chanceler Mauro Vieira para ir à CRE do Senado debater a crise com Israel, responder indagações e dúvidas. O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) February 20, 2024
O chanceler brasileiro se tornou alvo de parlamentares, principalmente de oposição, no Congresso Nacional, em razão da crise diplomática com Israel. Um grupo de 31 deputados protocolou na mesa diretora da Câmara, nessa segunda-feira (19), um pedido de convocação do ministro para ele explicar a doação feita pelo Brasil à agência das Nações Unidas para refugiados palestinos.
Também nessa segunda, o presidente do grupo parlamentar Brasil-Israel, senador Carlos Viana (Podemos-MG), protocolou um requerimento convidando o chanceler a explicar a declaração feita pelo presidente Lula, na Etiópia, quando ele comparou os ataques israelenses na Faixa de Gaza ao Holocausto.
A afirmação do petista mergulhou o país em uma crise diplomática intensificada pela postura do governo israelense. O ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz considerou Lula persona non-grata e levou o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, para uma reunião pública com presença da imprensa no Museu do Holocausto.
Em resposta à retaliação, o presidente brasileiro determinou o retorno do embaixador Meyer ao país e Vieira se reuniu com o diplomata israelense no Brasil, Daniel Zonshine, nessa segunda, no palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.