Ouvindo...

Lula chama embaixador do Brasil em Israel de volta ao país

Decisão ocorre em meio a crise diplomática por declaração do petista que comparou ações na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista

Embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer deverá voltar ao Brasil por determinação do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, para retornar ao país em meio à crise diplomática com Israel em decorrência da declaração do petista nesse domingo (18) comparando os ataques na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Meyer embarca ao Brasil nesta terça-feira (20).

Leia também

A ordem ocorre após uma série de retaliações de Israel à fala do petista. O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, considerou Lula persona non-grata após a afirmação e convocou Meyer para reunião no Museu do Holocausto nesta manhã.

“Convoquei o embaixador do Brasil em Israel para Yad Vashem [memorial oficial do Holocausto], o local que demonstra mais do que qualquer outro o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo a membros da minha própria família”, afirmou Katz.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.