Ouvindo...

Lira recebe Lewandowski na Câmara após reunião com Haddad ser cancelada

Lewandowski colocou Ministério da Justiça à disposição do Congresso Nacional em reunião com presidente da Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (6)

Com a reunião entre lideranças parlamentares e o ministro Fernando Haddad cancelada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (6) à tarde, para uma visita de cortesia. Lira e o ministro recém-empossado não falaram após o encontro; entretanto, na chegada à Câmara, Lewandowski afirmou que colocaria o ministério à disposição do Congresso Nacional e afirmou a visita era uma cortesia ao presidente da Casa. “É uma reunião de cortesia para manifestar meu respeito ao presidente Arthur Lira e colocar o Ministério da Justiça e Segurança Pública à disposição”, declarou.

Antes de ir à Câmara, Lewandowski esteve com o ministro da Defesa, José Múcio. Ele citou que o encontro aconteceu com o mesmo objetivo da reunião com Lira. “Foi também para cortesia e troca de ideias”, afirmou. “Mas, também avaliamos as operações conjuntas entre os ministérios e realizamos uma avaliação geral do que foi feito conjuntamente e o planejamento de novas operações”, acrescentou. O ministro também pontuou que novas reuniões serão feitas com Múcio após o recesso do Carnaval.

Leia também

Reunião com Lira ocorre em meio a mal-estar entre Congresso e governo Lula

O horário da reunião com o ministro da Justiça coincide com a previsão inicial do encontro entre as lideranças da Câmara e o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, que, marcado para 16h30, acabou desmarcado nesta tarde de terça-feira. O cancelamento da reunião, segundo afirmou Haddad, ocorreu a pedido dos próprios líderes. As declarações de Arthur Lira na abertura do ano legislativo, nessa segunda-feira (5), teria gerado um mal-estar e, assim, segundo informações de bastidores, as lideranças optaram por adiar o encontro com o ministro da Fazenda.

O que disse Arthur Lira? Nessa segunda, o presidente da Câmara dos Deputados adotou um tom incisivo ao abrir o ano legislativo em sessão solene. Lira afirmou que o orçamento não poderia ser refém de burocracias técnicas e ainda disparou ser necessário cumprir acordos firmados em indireta ao Palácio do Planalto. Apesar do clima ruim, Haddad afirmou, na chegada à Fazenda, nesta terça-feira, que “está tudo bem”.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.