O conselho de administração da Petrobras nomeou, nesta sexta-feira (26), o advogado mineiro Renato Galuppo como conselheiro. Ele vai substituir Efrain Cruz, que renunciou ao cargo no colegiado em dezembro de 2023, após ser exonerado da secretaria-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME).
A indicação foi formalizada pelo Ministério de Minas e Energia no último sábado (20), em um comunicado enviado ao presidente do comitê, Pietro Sampaio Mendes. Segundo o ministro Alexandre Silveira, o nome de Galuppo passou pela aprovação prévia da Casa Civil.
Em nota, a Petrobras informou que ‘os processos de análise e de eleição foram submetidos aos procedimentos de governança aplicáveis, não tendo sido constatado qualquer impedimento para que o advogado assumisse o cargo’.
Quem é Renato Galuppo?
Renato Galuppo é advogado e foi assessor jurídico da Câmara dos Deputados de 2007 a 2021. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário UNA e pós-graduado em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Penal e Econômico Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM.
(Com informações de Estadão Conteúdo)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.