Ouvindo...

Azedou: preço do maracujá sobe 28,6% no início do ano

Nos últimos 12 meses, a variação acumulada é de 41,52%

A inflação dos alimentos foi de 1,53% nos 15 primeiros dias do ano

O preço do maracujá iniciou o ano com alta de 28,6%. Nos últimos 12 meses, a variação acumulada é de 41,52%. É o que aponta o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), considerado a prévia da inflação, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O maracujá foi o alimento que mais teve variação positiva nos preços. Além dele, a batata-inglesa (+25,95%) e a cenoura (+21,11%) tiveram aumentos expressivos.

A inflação dos alimentos foi de 1,53% nos 15 primeiros dias do ano. A média geral, incluindo outros produtos, fechou o período em 0,31%.

Leia também

Brasil
No mês de janeiro, o índice registrou uma alta de 0,31% nos preços. Com os resultados, a alta acumulada na janela de 12 meses é de 4,47% Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em janeiro. O destaque foi o grupo de alimentos e bebidas, que subiu 1,53% no mês. O destaque foi o preço de alimentos in natura, que tiveram alta de 2,04%.

Na contramão, o grupo Transportes registrou deflação em janeiro, com queda nos preços das passagens aéreas e combustíveis. O grupo registrou queda de 1,13% no mês.As passagens aéreas registraram o maior impacto na queda do índice, com recuo de 15,24% no mês.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.