Haddad se reúne com evangélicos, e governo criará grupo de trabalho para avaliar isenção tributária a líderes

Reunião no Ministério da Fazenda apaziguou o ânimo da bancada evangélica que, na quarta-feira (17), criticou a suspensão do ato que regulamentava a isenção tributária para pastores

O ministro Fernando Haddad (PT) se reuniu com representantes da bancada evangélica nesta sexta-feira (19)

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, se reuniu com representantes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional nesta sexta-feira (19) e decidiu criar um grupo de trabalho para discutir a regulamentação da isenção tributária para líderes religiosos. A concessão do benefício a esse público foi suspensa pela Receita Federal na quarta-feira (17), e o ministro Haddad argumentou que essa decisão é jurídica, e não política.

“Estamos estabelecendo um diálogo, até porque houve muita exploração nesses dias. Uma politização indevida quando o que está se discutindo é uma regra jurídica. Vamos despolitizar buscando o apoio de quem dá a última palavra disso, que é a Advocacia-Geral da União [AGU]”, afirmou Haddad após o encontro.

Leia também

O ministro esclareceu que o problema em torno do ato é de interpretação, e que há incertezas, por parte dos auditores federais, em relação à isenção. “Como há uma dúvida, vamos avançar nessa direção com o apoio do Tribunal de Contas da União [TCU] e da AGU para estabelecer a interpretação definitiva e os técnicos poderem seguir a lei corretamente”, ponderou.

A norma suspensa pelo secretário-especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, segue recomendação do TCU, mas não implica em tributação dos líderes religiosos, apenas suspende a regulamentação da isenção já prevista em lei.

Participe do canal da Itatiaia no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...