Ouvindo...

Seminário reúne familiares e vítimas das tragédias de Mariana, Braskem, Boate Kiss e Brumadinho

Evento ocorre na próxima segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Brumadinho, três dias antes do aniversário de 5 anos da tragédia que deixou 270 mortos

Rompimento de barragem da Vale na mina Córrego do Feijão completa cinco anos na semana que vem

Vítimas de grandes tragédias que ocorreram no Brasil nos últimos anos vão se reunir em um seminário na próxima segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Brumadinho, para discutir os efeitos e atuação do Judiciário em casos de grande impacto para a população.

O evento é organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), como parte de uma série de atos relacionados ao aniversário de cinco anos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Além de familiares de vítimas da tragédia da Vale, estarão presentes familiares de vítimas do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), e de pessoas que foram desalojadas por conta dos danos ambientais provocados pela atuação da Braskem em Maceió (AL).

Leia também

“Contra a impunidade, representantes das vítimas de tragédias de Brumadinho, Mariana, Maceió, todas provocadas pela ação de mineradoras, e da Boate Kiss estarão juntos para debater com integrantes de órgãos da justiça e da polícia os desafios brasileiros na investigação e responsabilização dos culpados”, diz a Avabrum em uma publicação que convoca moradores para participar.

Estão previstas participações de sete pessoas:

  1. Neirevane Nunes, moradora da área afetada e representante do Movimento Unificado de Vítimas da Braskem (Maceió)
  2. Rikartiany Cardoso, moradora de Maceió, integrante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração
  3. Paulo Carvalho, pai do Rafael Carvalho, vítima da tragédia da boate Kiss, diretor jurídico e representante da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria
  4. Flávio Silva, pai da Andrielle Righi da Silva, vítima da tragédia da boate Kiss, diretor do conselho e representante da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria
  5. Pâmela Rayane, mãe da Emanuelly Vitória, vítima do rompimento da barragem do Fundão (Mariana)
  6. Mônica Santos, representante da Comissão de Atingidos da Barragem do Fundão (Mariana)
  7. Andresa Rodrigues, mãe do Bruno Rocha Rodrigues, vítima do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão e representante da AVABRUM (Brumadinho)

Após uma mesa que será marcada pelos depoimentos de familiares das tragédias, integrantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Federal, Ministério Público Federal e da Associação de Juízas e Juízes para a Democracia.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.