Ouvindo...

Lula se reunirá com governadores para definir metas de alfabetização no país, diz Camilo Santana

O ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu na tarde desta terça-feira (9) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para tratar de pautas prioritárias em 2024

Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que reajuste será anunciado até final de janeiro

ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá convocar uma reunião com governadores para definir as metas de alfabetização das crianças nas unidades públicas de educação de todo o país. O anúncio foi feito, na tarde desta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Lula. “O presidente está agendado uma reunião com governadores, ainda no mês de janeiro, para pactuar as metas. Vamos partir de um dado importante do INEP que 60% das crianças brasileiras não aprenderam a ler e a escrever, e isso se agravou durante a pandemia. Esse é um dos programas mais importantes do MEC. Vamos pactuar as metas do programa até a gente alcançar um nível desejável de alfabetização das crianças brasileiras”, detalhou o ministro.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um pacto firmado entre a União, estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país ao final do 2ª ano do ensino fundamental. O programa prevê, ainda, a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Camilo Santana prometeu dialogar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que o projeto de lei que prevê mudanças no Ensino Médio seja submetido à votação no Plenário. “A votação seria no ano passado, mas foi adiada para este ano. Vamos abrir o diálogo com o presidente da Casa e com o relator, deputado Mendonça Filho. Espero que com o retorno das atividades no Congresso Nacional a gente possa debater e aprovar o projeto encaminhado pelo Presidente da República”, projetou o ministro.

A proposta, que prevê mudanças no Novo Ensino Médio, foi encaminhada pelo Poder Executivo depois que o Ministério da Educação (MEC) realizou uma consulta pública, para debater o tema com entidades ligadas à educação, estudantes e profissionais da educação.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.