O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais na noite deste sábado para criticar a saída temporária, um benefício garantido pela Lei de Execuções Penais Brasileira.
“Leis ultrapassadas podem tirar a vida de mais um policial em Minas. Bandidos com histórico de violência são autorizados para ‘saidinha’, que resulta em insegurança pra todos brasileiros”, disse o governador por meio de uma imagem postada em sua conta no Instagram.
O governador também cobrou ação do Congresso: “Passou a hora disso acabar. A mudança tá parada no Congresso. Até quando?”, completou. Na legenda da postagem, Zema defendeu que “bandido tem que cumprir pena na cadeia”.
A postagem do governador aconteceu na noite deste sábado e faz referência ao caso do
‘Saidinha’
A Itatiaia revelou que o
O MP argumentou que Welbert tem histórico de indisciplina e que se envolveu em furto de veículo durante o regime semiaberto em julho de 2023. Para o MP, ele não demonstrava autodisciplina nem senso de responsabilidade. Apesar disso, a juíza da Vara de Execuções Penais de Ribeirão das Neves, Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy, concedeu-lhe o direito ao trabalho externo e 35 dias de saídas temporárias, em períodos de até sete dias cada.
A juíza justificou sua decisão com base no atestado de conduta carcerária, que não apresentava faltas graves, embora o Ministério Público tenha apontado o episódio de furto de veículo. O MPMG recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça, e até o momento, o pedido aguarda análise.
m
Welbert faz parte dos cerca de 4 mil presos mineiros que tiveram direito à saidinha neste fim de ano, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A Itatiaia perguntou à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - órgão ligado ao governo Zema - quantos desses detentos já retornaram aos presídios mineiros, mas a Secretaria informou que ainda não tem esses dados. A Sejusp também não se pronunciou sobre o caso específico do policial baleado. O espaço segue aberto à manifestação.
O que é o benefício
A saída temporária, apelidada de ‘saidinha’, é uma medida de ressocialização do preso e é dada a presos com bom comportamento. Para ter acesso a ele, o preso precisa ter cumprido parte da pena, esteja em regime semiaberto e tenha bom comportamento.
O caso
Na noite da última sexta-feira, equipes do 13º Batalhão estavam em perseguição a um veículo com dois indivíduos armados pela Avenida Risoleta Neves, quando o carro atropelou um motociclista. Após o acidente, os suspeitos saíram do veículo e fugiram. As informações foram fornecidas pela Polícia Militar (PM).
O sargento Roger Dias da Cunha conseguiu capturar um dos criminosos. Mesmo após dar várias ordens de parada, o suspeito o surpreendeu, sacando uma arma e disparou várias vezes em direção à cabeça do policial, que foi encaminhado ao Hospital João XXIII em estado gravíssimo. A vítima tem uma filha recém-nascida.
Neste sábado (6),