Pacheco defende mudanças para uso ‘racional’ de emendas parlamentares

Presidente do Senado compreende que a distribuição dos valores leve em conta o perfil da região dos municípios beneficiados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defende mudanças para que a distribuição de dinheiro público por emendas parlamentares seja “mais racional”. Ele comentou sobre a ideia durante café da manhã com jornalistas, na manhã desta sexta-feira (22). A Itatiaia participou do encontro.

Pacheco compreende que a distribuição dos valores leve em conta o perfil da região dos municípios que recebem as verbas.

“Tem razoabilidade eu comprar oito tomógrafos, que são importantes, para oito cidades que são vizinhas uma das outras quando uma podia usar o tomógrafo da outra? Vamos fazer algo inteligente. Tem lógica eu mandar oito tomógrafos para uma cidade e a estrada de acesso a ela não ser asfaltada?”, disse.

A fiscalização desses recursos, segundo o próprio presidente do Senado, deve ser mantida por órgãos independentes, como o Ministério Público.

“Acho que quanto mais aprimorar, melhor é. (...) É uma fiscalização ampla, que deve ser precisa e constante. Esse exemplo do tomógrafo é um pouco mais difícil, porque, na verdade, é uma indicação parlamentar de um orçamento da União que talvez seja feito. (...) Mas, certamente, em casos em que se libera o recurso e compra um tomógrafo, mas ele desaparece, cabe ao Ministério Público local.”

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...