Ouvindo...

Após repercussão negativa, vereador retira projeto que criava ‘rodízio de carros’ em BH

Proposição do vereador César Gordin sequer chegou a tramitar na Câmara Municipal; parlamentar fez ‘mea culpa’ em rede social: ‘precisamos melhorar muito a eficiência do transporte público’

Projeto queria criar programa que autorizava a PBH a adotar rodízio de carros pelo final da placa nos dias de semana

Durou 48 horas um projeto de lei de autoria do vereador de Belo Horizonte, César Gordin (Solidariedade), que previa a implantação de um sistema de rodízio de carros nas ruas da capital mineira.

Após repercussão negativa, o parlamentar retirou a proposta, que sequer chegou a receber um número oficial na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Em uma publicação no Instagram, o vereador revelou que retirou o projeto de tramitação e fez mea-culpa.

“Mais que falar, um vereador tem que estar disposto a ouvir e mudar de opinião quando for necessário e é assim que eu sou”, afirmou César Gordin.

“Fiz a proposição por entender que poderia ser uma alternativa ao trânsito caótico que estamos enfrentando, mas recebi apelos e argumentos de várias pessoas e entendi que antes disso precisamos melhorar muito a eficiência do transporte público e dar uma opção de qualidade às pessoas”, completou o vereador.

O projeto de lei criava o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores e, se fosse aprovado, autorizaria a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a criar um programa de restrição à circulação de carros com base no último dígito da placa do veículo.

Prática semelhante ocorre na cidade de São Paulo. De acordo com as regras implementadas na capital paulista, carros e caminhões não podem circular em determinadas áreas da cidade nos horários de pico da manhã (entre 7h e 10h) e da tarde/noite (de 19h às 20h).

Na publicação, o vereador reconheceu, ainda, que o programa poderia comprometer a renda de motoristas de aplicativo.

“Muita gente tem o carro como ganha pão e esse projeto poderia acabar atrapalhando”, avaliou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.