Ouvindo...

Direita-centro-esquerda: PSB é o 10º partido da história de Datena

Partidos como PT, Democratas e Progressistas estão na lista

Filiação foi assinada na terça-feira (19)

José Luiz Datena se filiou ao Partido Socialista Brasileiro, o PSB, na última segunda-feira (20). Trata-se do 10º partido que o apresentador se associa ao longo de sua história. Foram oito filiações e dois namoros públicos (PSD e PDT).

A filiação tem um objetivo: tirar do plano das ideias, enfim, uma candidatura do comunicador. Ele é cotado para ser vice na chapa do PSB à Prefeitura de São Paulo, encabeçada pela deputada federal Tabata Amaral.

Em 28 anos, Datena esteve ligado a 10 partidos. Mesmo nos planos dos dirigentes de cada um, ele nunca consolidou uma candidatura. São eles:

  1. Partido dos Trabalhadores (PT): de esquerda, esteve na legenda de 1992 a 2015;
  2. Partido Progressista (hoje, Progressistas): de centro, de 2015 a 2016;
  3. Partido Republicano Progressista (PRP): de direita, em 2017;
  4. Democratas (atual União Brasil): de centro-direita, em 2018, chegando a ser pré-candidato ao Senado;
  5. Movimento Democrático Brasileiro (MDB): centro, em 2020;
  6. Partido Social Liberal (PSL): de direita, em 2021;
  7. Partido Social Democrático (PSD): de centro-direta, em 2022 - não houve filiação;
  8. Partido Social Cristão (PSC): direita, em 2022;
  9. Partido Democrático Trabalhista (PDT): centro-esquerda, 2023 - conversas públicas para a disputa da Prefeitura de São Paulo, mas sem filiação;
  10. Partido Socialista Brasileiro (PSB): de centro-esquerda, desde dezembro de 2023.

Durante discurso no ato de filiação, Datena fez referência às eleições não disputadas: “Eu sou o político mais vitorioso desse país, concorri em cinco eleições e não perdi nenhuma. Aí dizem assim: mas você desistiu cinco vezes. Eu não desisti da política, foi a política que desistiu de mim, senão, não estaria aqui. Quando apalavraram e assinaram coisas comigo e não cumpriram, eu imediatamente virei as costas e fui embora, porque não vi parceiros, não meus, mas do povo brasileiro. E, por isso, decidi esperar o momento certo para que aparecessem as pessoas corretas para disputar uma eleição”, disse.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp

A chegada de Datena ao PSB sugere uma composição de chapa junto à deputada federal Tabata Amaral, que já se apresentou como pré-candidata pelo partido à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais do ano que vem. Ela tem criticado a gestão de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e que tentará a reeleição.

“Olho para a sua história e esse é um partido com história, você é um homem firme. A independência que você carrega, o compromisso com as pessoas mais necessitadas. Quando a gente olha para a sua história, o que fica mais vocal é o tanto de vez que você deu voz a essas pessoas. Está lá todo dia trazendo os principais problemas”, disse a parlamentar sobre o novo filiado do partido.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.