Ouvindo...

Resgatados da Faixa de Gaza serão incluídos no Bolsa Família

A inclusão em programas sociais seguirá os critérios do Cadúnico

Resgatados da Faixa de Gaza serão incluídos no Bolsa Família

As 48 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza pelo governo brasileiro e que chegaram ao Brasil, nesta segunda-feira (11), serão incluídas em programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com mais de 65 anos e à pessoas com deficiência. "É importante é que a gente possa também incorporá-los aos programas sociais em curso no país e garantir todo o suporte necessário para que eles iniciem um processo, um projeto de reconstrução de suas vidas nessa fase tão complexa”, explica André Quintão, Secretário Nacional de Assistência Social.

O grupo é composto por 11 brasileiro-palestinos e 37 palestinos. São 17 mulheres (duas idosas), quatro adultos e 27 crianças e adolescentes, que terão acesso a escolas públicas. Nos próximos dias, eles passam pela fase de acolhimento. “Nessa abordagem, nesse acolhimento, eles ficarão por alguns dias, dois a três dias, em Brasília, recebendo o apoio psicológico, a imunização, o atendimento médico, a regulamentação migratória, documentação e também um processo de identificação de parentes, amigos, que estão espalhados pelo Brasil, no sentido também deles terem esse contato próximo com as suas respectivas famílias”, detalha.

O governo também busca parceria para abrigar os que não têm parentes no Brasil. “De famílias que não tenham qualquer referência no Brasil nesse momento, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome buscará parceiros para o abrigamento provisório, para o acolhimento”, afirma Quintão.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.