O presidente Lula recebe no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (11), parentes do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, desaparecido desde o dia 7 de outubro, quando foi levado por terroristas do grupo Hamas. A reunião foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
A irmã de Michel, Mary Shohat, e a filha, Maluf Nisenbaum, participam do encontro. Mais cedo, ambas participaram de uma sessão no Senado Federal, onde fizeram um apelo às autoridades para que as mesmas se sensibilizem com a situação do irmão.
“Nós estamos com uma dor na nossa alma, o nosso coração está pingando sangue. Eu não tenho palavras para explicar o que está passando com toda a nossa família. A nossa mãe, a todo tempo, chora e ninguém tem palavras para consolá-la. De uma família completa passamos a ser uma família, menos um. E este um é muito importante”, disse Maya.
O convite para reunião com o presidente Lula partiu do próprio senador, Jaques Wagner, que participou da sessão no Senado que discutiu o conflito na Faixa de Gaza envolvendo Israel e o grupo terrorista Hamas. “Quero comunicar, inclusive porque me foi pedido, que acabo de vir da sala do senhor presidente da República, que está se dispondo a receber a irmã e a filha do sequestrado, do refém, em Israel”, afirmou o Senador.
Segundo o Itamaraty, as autoridades brasileiras tomaram conhecimento do desaparecimento do brasileiro no dia 21 de outubro. “Desde então, o governo do Brasil e a Embaixada em Tel Aviv têm tomado todas as medidas cabíveis para a libertação do cidadão brasileiro, mantendo diálogo constante com autoridades e forças de segurança israelenses e com demais atores internacionais relevantes”, comunicou o Ministério das Relações Exteriores.