O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste sábado (9), por telefone, com o presidente da Venezuela,
Lula expôs, ainda, os termos da declaração sobre o assunto aprovada na última reunião de cúpula do Mercosul, na semana passada, que teve o aval do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. “Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, destacou o governo em um comunicado divulgado neste sábado.
Ainda na conversa, Lula propôs um diálogo para pacificar o tema, e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, trate do assunto com as duas partes.
“O presidente Lula reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas. Lula ressaltou que é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”, destacou o governo em comunicado.
O presidente Lula se reuniu ontem com o ministro da Defesa, José Múcio, para tratar da atuação das Forças Armadas para evitar que o território brasileiro seja invadido ilegalmente. As forças armadas reforçaram o efetivo na fronteira com os dois países.