Ouvindo...

Saiba como será a apuração dos votos para o Conselho Tutelar de BH

Resultado pode sair já neste domingo (3); cada seção eleitoral vai contabilizar os resultados; dados serão conferidos e somados pelas regionais

Votação para a escolha dos conselheiros tutelares de BH termina às 17h

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) espera ter, já neste domingo (3), os nomes dos 54 conselheiros tutelares eleitos a partir da votação iniciada às 8h. Embora o pleito ocorra por meio de cédulas de papel, a expectativa é que os resultados terminem de ser totalizados perto das 21h.

Segundo informou à Itatiaia o poder Executivo municipal, os mesários de cada uma das 378 seções eleitorais vão contabilizar os votos depositados na urna do local e lavrar uma ata com os números. Os dados serão repassados às regionais, que vão conferir os mapas de votação das seções e emitir os resultados.

Portanto, devem haver 378 resultados prévios e nove resultados finais — um para cada uma das regionais da cidade.

Cada uma das nove áreas de Belo Horizonte terá cinco conselheiros. Serão escolhidos, ainda, nove suplentes. Cento e doze candidaturas foram registradas.

A previsão de liberar os resultados às 21h está relacionada ao horário do término da votação, programada para acabar às 17h. Após esse limite, eleitores que estiveram na fila para ir até a urna vão receber senhas.

Os belo-horizontinos não são obrigados a participar, mas os cidadãos que desejarem ter voz na escola dos conselheiros devem levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, guia do IPTU, comprovante de declaração do Imposto de Renda, dentre outros) com menos de seis meses da data de votação.

Até o início da tarde, a votação transcorreu sem intercorrências, ao contrário das longas filas registradas em 1° de outubro. À ocasião, problemas no sistema desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) fizeram o pleito ser anulado.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.