Ouvindo...

Lula afirma desconhecer proposta de Jean Paul Prates sobre Petrobrás Arábia e dispara: ‘cabeça fértil’

O presidente disse que vai conversar com Prates sobre o assunto

Lula afirma desconhecer proposta de Jean Paul Prates sobre Petrobrás Arábia e dispara: ‘cabeça fértil’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (3), desconhecer a proposta do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, de criar uma subsidiária da estatal na Arábia Saudita. “Eu não fui informado que a gente vai criar uma Petrobras aqui. Como a cabeça dele é muito fértil e ele pensa numa velocidade de Fórmula 1 e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, eu preciso aprender o que é isso que ele vai fazer essa. Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não no que”, disparou Lula.

Prates disse no último sábado (1), que a Petrobras deve começar um estudo, neste mês, para analisar a viabilidade de abrir uma subsidiária da empresa no Oriente Médio. A ideia seria fortalecer os laços comerciais da companhia na região. O presidente da Petrobrás participou do Fórum Empresarial Arábia Saudita-Brasil, em Riade, antes de a comitiva brasileira seguir para COP28, nos Emirados Árabes.

Durante a mesma coletiva em que disse desconhecer a ideia de Prates, Lula voltou a falar da entrada do Brasil na Organização e Países Produtores de Petróleo e Aliados - OPEP+. “A nossa participação na OPEP+ é pra gente discutir com a OPEP a necessidade dos países que têm petróleo, que são ricos, começarem a investir um pouco do seu dinheiro para ajudar os países pobres do continente africano, da América Latina, da Ásia a investir em combustível fósseis. Eles podem financiar. Podem financiar o etanol, podem fazer o biodiesel, pode financiar eólica. Podem financiar solar pode financiar, sabe, hidrogênio verde. Esse é o nosso papel”, disse o presidente. O petista frisou que a participação será na condição de país observador, que não há contradição com a política verde brasileira e que “o Brasil não será membro da OPEP nunca porque nós não queremos”.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.