A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, nesta sexta-feira (1/12), ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta
O pedido é assinado pela vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho. O pedido da PGR, que ainda não tem relator, defende que a abertura de inquérito é necessária para esclarecer se o deputado “associou-se, de forma estável e permanente, a assessores e ex-assessores por ele indicados para ocupar cargos em comissão em seu gabinete, para o fim específico de cometer crimes contra a administração pública, consistentes em sistemáticos repasses ao agente político de parte dos recursos públicos destinados ao pagamento das remunerações desses servidores públicos”.
À Itatiaia, a assessoria de Janones disse que o deputado “está feliz” com o pedido feito pela PGR. “O deputado está muito feliz. A gente considera essa a primeira boa notícia desde que isso começou”, diz a assessoria.
A PGR pede que o STF marque depoimento de Janones e de seus assessores e ex-assessores. Na lista, está
“Tem algumas pessoas aqui, que ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e vão me ajudar a pagar as contas do que ficou na minha campanha de prefeito, que eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar mais para isso. ‘Ah, isso é devolver salário e você está chamando de outro nome’. Não, não é. Porque devolver salário você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser. São simplesmente algumas pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que meu patrimônio foi todo dilapidado”, afirma o homem que, na gravação, seria Janones.
Perda do mandato
Parlamentares do PL devem apresentar ao Comitê de Ética da Câmara dos Deputados
Ainda de acordo com o deputado, os áudios em que Janones é flagrado pedindo dinheiro para cobrir gastos da campanha para eleição de 2016, quando concorreu à prefeitura de Ituiutaba, revelam claramente a prática de um crime.
“Esse deputado merece ser cassado o mais rápido possível porque ele envergonha a Câmara dos Deputados. E não tem saída. Foi tudo falado por ele e ele não tem desculpa. Ele fica, agora, como sempre, inventando suas mentiras dizendo que não falou e que tá fora de contexto, como se isso fosse verdade. Se ele fosse tão original como ele prega, ele deveria ser homem o suficiente para renunciar”, atacou o deputado.