A ministra do Meio Ambiente,
“O Brasil que pegou um governo de terra arrasada, onde as políticas ambientais tinham sido desmontadas, estava na condição de pária. Em 10 meses consegue esse feito de reduzir o desmatamento em 48,9%, quase 50%”, disse a ministra em entrevista à CNN Brasil na manhã desta terça-feira (28/11).
“As pessoas tinham muita dúvida se iríamos conseguir esse resultado, sobretudo em função de que é uma situação que havia um desmonte da política ambiental, das estruturas, e também o aumento da natureza dos problemas que levam ao desmatamento: tráfico de drogas, tráfico de armas, pesca ilegal, grilagem, todas essas criminalidades. Então, o Brasil, nesse quesito, está indo de cabeça erguida, sabendo que o nosso compromisso é o desmatamento zero até 2030”, acrescentou.
Segundo os dados mais recentes do MMA, o desmatamento na região amazônica caiu 22,3% em um ano. O balanço compreende o período entre agosto de 2022 e julho deste ano, parte no governo Jair Bolsonaro (PL) e parte na gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De janeiro a agosto, a redução da área sob alertas de desmatamento na Amazônia caiu 48% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados pelo governo.
Nessa segunda-feira (27), durante sessão da