O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina na próxima segunda-feira (20) um decreto para facilitar o acesso a crédito e financiamentos para mulheres empreendedoras. A ação, que faz parte da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino, também inclui acesso a conteúdos de educação financeira e formas para disseminação de redes de apoio.
Segundo o Governo Federal, a nova política visa apoiar mulheres que desejam investir no próprio negócio. As ações serão coordenadas pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) - 38º ministério do governo Lula criado oficialmente no dia 13 de setembro deste ano. A pasta é comandada pelo ex-ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
A assinatura do Decreto na segunda-feira é uma alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado neste domingo, dia 19 de novembro. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo incentivar novos empreendimentos iniciados e liderados por mulheres.