Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Crianças repatriadas de Gaza serão vacinadas hoje (14)

As 17 crianças repatriadas da Faixa de Gaza serão imunizadas na tarde desta terça-feira (14), na Base Aérea de Brasília, onde estão hospedadas no Hotel de Trânsito da FAB

O Governo Federal irá imunizar nesta terça-feira (14), as 17 crianças que desembarcaram na Base Aérea de Brasília, na noite de segunda-feira (13), em um voo que trouxe 32 brasileiros e familiares palestinos que estavam na Faixa de Gaza. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens; 22 brasileiros e dez palestinos. Do total de repatriados de Gaza, 24 pessoas ficarão hospedadas no Hotel de Trânsito da FAB, em Brasília, até quarta-feira (15), quando serão levadas para São Paulo.

Dos 24 repatriados, metade será conduzida a um abrigo no interior de São Paulo, e a outra metade irá para a casa de familiares. As demais pessoas devem seguir em voos comerciais, sendo duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e uma para Novo Hamburgo (RS). Quatro pessoas ficarão em Brasília, uma vez que possuem familiares na capital federal.

O governo colocou cinco profissionais da área da saúde à disposição dos repatriados, sendo um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Duas crianças que apresentavam sinais de desnutrição foram avaliadas por médicos, mas foi constatado que elas estavam estáveis, sem a necessidade de remoção para um hospital.

A Polícia Federal irá auxiliar os repatriados com a emissão de documentos e regularização burocrática. A medida irá contemplar os repatriados que há tempos não têm raízes nacionais. A ideia do governo é permitir que as pessoas possam reiniciar a trajetória como cidadãos brasileiros. Os repatriados que cumprirem os requisitos poderão solicitar a inclusão nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e outros benefícios socioassistenciais.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, o governo federal trouxe de volta ao Brasil 1.477 passageiros e 53 animais domésticos.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais