Ouvindo...

Comunidades do Norte de Minas querem se mudar de município; entenda o caso

Três distritos de Santa Cruz de Salinas querem pertencer a Curral de Dentro; justificativa para pleito é geográfica

Distritos, hoje, estão ligados ao município de Santa Cruz de Salinas

Moradores das comunidades rurais de Passagem de Pedra, Laranjão e Caraíbas, no Norte de Minas Gerais, querem mudar o município ao qual estão formalmente ligados. Atualmente distritos da cidade de Santa Cruz de Salinas, as comunidades desejam se afiliar a Curral de Dentro. A demanda foi levada à Assembleia Legislativa, que vai promover uma audiência pública na segunda-feira (13) para tratar do tema.

Representantes das três comunidades se amparam em questões geográficas para pleitear a alteração. Segundo o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), que convocou o encontro para debater o assunto, Passagem de Pedra, Laranjão e Caraíbas estão oito quilômetros distantes de Curral de Dentro, mas se reportam formalmente a Santa Cruz de Salinas, cuja distância para as localidades é de aproximadamente 43 quilômetros.

“Em Curral de Dentro, os moradores dessas comunidades têm acesso a políticas públicas e facilidades de natureza cartorial, como registro de terras e heranças. A distância até Santa Cruz de Salinas tem dificultado e tornado burocrático e oneroso o vínculo dos moradores”, diz o petista.

Segundo a equipe de Leleco, não há projeto de lei (PL) encampando a eventual mudança. Por ora, o plano é apenas debater a possibilidade. Por isso, representantes das prefeituras de Curral de Dentro e Santa Cruz de Salinas foram convidados à audiência.

De acordo com a Assembleia, confirmaram presença no debate público nomes como Niclei Alves Nunes, chefe do Gabinete do Prefeito de Santa Cruz de Salinas, José Saraiva Gomes, o Zé de Bilé, eleito em 2020 pelo extinto PSL. Eleito pelo Podemos, Hudson Klaiton Neres de Souza, vice-Presidente da Câmara Municipal de Curral de Dentro, também deve participar.

A reportagem tenta contato com as duas prefeituras para comentar o caso. Se houver resposta, este texto será atualizado.

Os mineiros que ‘acordaram baianos’

Em maio, a sede da Assembleia, em Belo Horizonte, recebeu moradores de distritos de Santo Antônio do Jacinto, cidade norte-mineira que perdeu parte de seu território para a Bahia.

Dois povoados do município, Paxés e Córrego de Santa Maria, que ficam na divisa de Minas com a Bahia passaram a ser considerados parte do estado vizinho, dentro do município de Guaratinga, com a criação do parque nacional do Alto Cariri.

Os moradores, no entanto, se dizem nativos e moradores de Minas Gerais e garantem que os povoados fazem parte da cidade de Santo Antônio do Jacinto.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.