Ouvindo...

Projeto da lei orgânica das polícias e dos bombeiros é aprovado no Senado, e texto segue para sanção

O projeto de lei relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) prevê a regulamentação de garantias trabalhistas aos militares

Senador Fabiano Contarato

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (7), no plenário, o Projeto de Lei (PL) que cria a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros. A matéria tramitava em regime de urgência no plenário há 13 dias após aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto prevê a regulamentação de uma série de garantias trabalhistas aos profissionais da categoria; como a criação de um seguro para acidentes ocorridos no trabalho, a fixação de uma pensão para cônjuges e dependentes e a aposentadoria integral. Agora, o projeto de lei segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A lei orgânica determina ainda um modelo de comportamento para policiais e bombeiros. O projeto proíbe que eles participem de manifestações coletivas político-partidárias ou reivindicatórias portando armas de fogo e vestindo uniformes. Eles também serão proibidos de se filiarem a partidos políticos ou sindicatos e de publicar opiniões político-partidárias nas redes sociais usando uniforme ou símbolos que remetam à instituição.

A legislação também reforça que as duas corporações militares são subordinadas aos governos estaduais e garante a reserva de, pelo menos, 20% das vagas nos concursos públicos para as mulheres. Trechos do projeto de lei ainda podem ser vetados pelo presidente Lula.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.