O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos cabos eleitorais utilizados por candidatos que disputam o comando de conselhos profissionais. Um vídeo divulgado por Alírio Mendes Júnior, concorrente à presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e por Gilberto Carvalho, que tenta ser presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), mostra Bolsonaro pedindo voto a eles.
As imagens foram publicadas nesta terça-feira (24). Na gravação, Bolsonaro recorre à linha ideológica dos candidatos para defender o apoio a eles.
“Ninguém, no mundo todo, tem o potencial que nós temos em recursos minerais. Votem certo, com conservadores, em pessoas de direita, que vão revolucionar de verdade esse setor tão importante para todos nós”, diz o ex-presidente, no vídeo.
A entrada de Bolsonaro nas disputas pelo Crea-MG e pelo Confea vai ao encontro de sinalizações que já haviam sido dadas por deputados mineiros. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
“Temos que trabalhar para tirar a esquerda de um órgão que é dominado há trinta anos”, diz o candidato à presidência do Crea de Minas Gerais.
A politização já havia chegado, também, à disputa pelos Conselhos Tutelares. Parlamentares à direita e à esquerda utilizaram as redes sociais para defender seus nomes preferidos para compor a rede de apoio e proteção a crianças e adolescentes.
Em Belo Horizonte, aliás, a eleição para a escolha dos conselheiros