Ouvindo...

Conselho Tutelar em BH: Fuad lamenta que TRE não terá tempo de entregar urnas eletrônicas

Prefeito de Belo Horizonte afirmou que eleição por meio de cédulas de papel será feita sem as inconsistências da primeira votação

Eleitores voltarão às cabines de votação no dia 3 de dezembro para escolher novos conselheiros tutelares

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), afirmou que o Executivo municipal já foi avisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) que não haverá tempo hábil para a preparação das urnas eletrônicas para a votação marcada para 3 de dezembro para a escolha dos novos conselheiros tutelares. A votação será feita por meio de cédulas de papel.

Dessa forma, mesmo que a Câmara Municipal de BH aprove com rapidez o projeto de lei que prevê o uso das urnas eletrônicas para a votação do Conselho Tutelar, o tribunal não terá tempo de preparar as urnas até o dia da votação. Nesta segunda-feira (16), a Comissão de Legislação da Câmara aprovou o projeto elaborado pela PBH.

Fuad garantiu que o processo marcado para o início de dezembro será feito com segurança e sem as inconsistências que aconteceram durante a primeira votação - quando a eleição foi cancelada.

“Nós quando recebemos o relatório final do Conselho da Criança e da Juventude, mostrando que havia algumas inconsistências, entendemos que não era possível manter o resultado com essas inconsistências. Aí tomamos a decisão de fazer o cancelamento e chamar outra eleição. Pedimos ao TRE, mas primeiro temos que mudar a lei, o projeto está na Câmara, mas mesmo que seja aprovado antes do pleito, o TRE já nos informou que não é possível liberar (as urnas eletrônicas), eles precisam de um tempo muito grande para a preparação das urnas, não dá tempo. Então, nós vamos fazer a votação dentro das urnas, como o TRE fazia lá atrás e vamos ter certeza que dessa vez não teremos nenhum tipo de problema. Vamos ter uma eleição sem inconsistências”, afirmou o prefeito.

Ele defendeu a aprovação do projeto que foi enviado para a análise dos vereadores, para que o uso das urnas eletrônicas aconteça nas próximas eleições para conselheiros tutelares, daqui a quatro anos.

“Nós mandamos o projeto para corrigir as distorções que existem na legislação. Isso vale para o pleito futuro. Nesse não vai ser possível, porque o TRE não vai conseguir nos entregar as urnas com a segurança necessária em tempo hábil”, afirmou Fuad Noman.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.