Polarização política chega à eleição do CREA-MG e CONFEA

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) entrou na campanha pelas redes sociais declarando apoio a candidatos da direita

CREA- Conselho de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais

As eleições para o comando do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) e do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), previstas para o dia 17 de novembro, serão marcadas pela polarização, a exemplo das eleições para o Conselho Tutelar em todo Brasil.

A clássica disputa entre esquerda e direita, que sempre ocorreu na política partidária, agora invadiu entidades de classe com orçamentos milionários. As campanhas para eleições no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e no Conselho Regional de Minas Gerais, por exemplo, já contam com a participação de políticos como cabos eleitorais. “Pessoal, vocês viram o banho que nos demos aí nos Conselhos Tutelares. Graças a Deus, nos organizamos e tomamos vários espaço”, disse o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

Em Minas, o parlamentar declarou apoio ao empresário Gilberto Carvalho, filiado ao PL. Ele faz oposição, principalmente, à Gilson Queiroz, que já presidiu o CREA, faz parte dos quadros do PT, e tem apoio de dois antigos presidentes, Jobson Andrade e Marco Túlio, também associado ao Partido dos Trabalhadores. O candidato da situação é Marcos Gervásio, apoiado pelo atual presidente, Lúcio Borges. E existe ainda uma terceira via, o candidato de Montes Claros, Jefferson Joe. Rodrigo Paiva, do Partido Novo, também é postulante ao cargo.

A principal atividade fim dos Conselhos de Engenharia e Agronomia é fiscalizar o exercício profissional da engenharia, agronomia e geociências. No entanto, segundo uma das fontes da coluna, esta foi a marca da gestão atual que mais desagradou aos filiados.

A entidade tem cerca de 140 mil profissionais filiados que contribuem com anuidades de aproximadamente R$ 600. Esta é a principal fonte da receita da entidade. Em Minas, a entidade conta com o orçamento anual robusto de R$ 73.896.834, descontando as despesas. E está no topo do ranking das entidades de classe que tem os maiores orçamentos.

Pela primeira vez, as eleições serão realizadas de forma online e, por isso, a expectativa é que o número de votantes aumente. No último pleito, com votação presencial, apenas 5 mil filiados compareceram.

CONFEA

A popularização não ocorre apenas em Minas Gerais, mas em vários conselhos regionais e no CONFEA. No Conselho Federal, Alírio Mendes Júnior é o candidato da direita, também apoiado por Nikolas Ferreira, e rivaliza com Vinícius Marchese. O deputado bolsonarista levou o assunto para as redes socias

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...