Já considerado um dos melhores do Brasil, o carnaval de Belo Horizonte estará no pacote de prioridades de divulgação da Embratur para atrair os turistas de fora do país.
O plano foi anunciado pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, o ex-deputado Marcelo Freixo (PSB).
Veja mais: Após edital do carnaval não atrair marcas, PBH muda estratégia e vai apostar em ‘cotas comerciais’
A prefeitura da capital mineira já tem estratégias definidas a curto prazo e mira primeiramente no turista da América Latina para apresentar o Carnaval de BH.
No ano que vem, o governo federal pretende convidar jornalistas latinos para conhecer e divulgar as belezas e os encantos do Carnaval de rua de BH nos países vizinhos. Freixo afirma que, em relação ao turismo, o Brasil precisa vender muito mais do que apenas “sol e praia”.
“A Embratur será parceria de Minas e de BH, podemos pensar junto um projeto de país que não é só sol e praia. O Brasil precisa ser conhecido por sua profundidade e temos muitas coisas para fazer com BH. Vamos colocar o Carnaval de BH como um evento para ser divulgado fora do país. Vamos trazer correspondentes da América Latina para acompanhar o Carnaval de BH. O Carnaval não é só do Rio de Janeiro e de Salvador”, afirmou Freixo.
A avaliação da Belotur, a empresa municipal de turismo de Belo Horizonte, é de que a capital mineira tem muitas potencialidades para serem exploradas e está se preparando para atrair os turistas. É o que garante o presidente da entidade, Gilberto Castro.
“Essa parceria com o governo federal é muito importante, eles começam a entender que BH tem um potencial muito grande. Nosso primeiro foco é o turista da América Latina, estamos ampliando o número de voos, temos voos diretos, temos a melhor gastronomia do país, uma cidade criativa, bons hotéis, tudo que a cidade precisa para receber muito bem os turistas”, afirma Castro.
Aposta do comércio
O comércio de BH está otimista com essas movimentações e aposta em uma dobradinha com a PBH para vender o Carnaval junto com a gastronomia mineira.
Nesta semana, o Executivo municipal lançou uma iniciativa para colocar Belo Horizonte no roteiro gastronômico de turistas brasileiros e internacionais. A 1ª Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte convidou chefs de outros pontos do país e internacionais para conhecer mais a culinária da capital mineira. A intenção é também impulsionar o turismo gastronômico.
O presidente da CDL-BH e Sebrae Minas, Marcelo de Sousa e Silva, afirma que o carnaval é uma ótima oportunidade para apresentar os atrativos gastronômicos e os restaurantes para os turistas.
“A fidelização dessas pessoas se torna possível, quando os donos de restaurantes e cozinheiros conseguem entender o que eles têm que oferecer. Estamos levando essa capacitação para os empreendedores para que eles consigam cativar cada vez mais seus clientes. Isso já acontece com os moradores da cidade, da Região Metropolitana, quem vem de outras regiões de Minas, quem vem de outros estados. Esse esforço será também para atrair quem vem de fora do país”, afirmou Marcelo.
Em 2023, mais de 5 milhões de turistas passaram pela capital mineira durante o carnaval, sendo que mais de 200 mil eram turistas. Apenas em BH, a folia movimentou mais de 700 milhões de reais.