Ouvindo...

Lula voltará a despachar do Planalto na semana que vem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (20) que voltará a despachar do Palácio do Planalto a partir da próxima semana. Lula passou três semanas trabalhando no Palácio da Alvorada por recomendação médica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (20), que está recuperado da cirurgia realizada no quadril, no fim do mês passado, e anunciou que voltará a despachar do Palácio do Planalto a partir da semana que vem. Lula está despachando, desde o início do mês, do Palácio da Alvorada, seguindo recomendação médica.

Mais cedo, Lula fez a primeira aparição pública, ao discursar, por meio de videoconferência, no evento que marcou os 20 anos de criação do Bolsa Família. “Já estou levantando sozinho e ficando em pé. O técnico Mano Menezes já me chamou para jogar no Corinthians. O Fernando Diniz está pensando em me chamar para seleção”, brincou Lula. “Estou pronto para o combate outra vez. Na semana que vem, nos encontraremos no Palácio do Planalto”, confirmou.

Em dia decisivo para definir se irá sancionar ou vetar o projeto de lei que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas, o presidente Lula convocou uma reunião, para às 16h, com a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara. O encontro, que acontece nesta sexta-feira (20), no Palácio da Alvorada, também contará com as presenças do ministro da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, além do Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no dia 27 de setembro, em uma queda de braços com o Supremo Tribunal Federal, que definiu, em julgamento concluído em 21 de setembro, que a tese do marco temporal é inconstitucional. O presidente Lula tem até o final do dia para definir se irá sancionar ou vetar o projeto.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.